A correta manutenção de Ar Condicionado e Câmaras Frigoríficas deve ser efetuada por empresas capacitadas e com respaldo dos fabricantes. De acordo com as normas da Secretaria da Vigilância Sanitária de 21/05/1998 – Portarias nº 298 e nº 3.523 (Área de Risco à Saúde) e Resolução da Anvisa nº176, de 24/10/00. Devendo manter uma rotina mensal de manutenção nos condicionadores de ar para atendermos as portarias citadas foi criado para a manutenção de ar condicionado o Plano de Manutenção Operação e Controle onde são estipulados quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do sistema de refrigeração. É especificado também, qual o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local. Garantido assim boa qualidade no ar do ambiente, não oferecendo risco à saúde dos ocupantes.
Boas práticas de uso e manutenção de Câmaras Frigoríficas
1 - Unidade Evaporadora:
Limpeza: Esse componente não costuma necessitar de manutenção a cada 30 dias, exceto quando está muito suja ou quando ocorre o “bloqueamento” causado pelo acúmulo do gelo no aletado (conjunto de tubos dentro dos quais corre o gás refrigerante) Solução: Forçar o ciclo de degelo, degelo extra Atenção: Repita a operação anterior por no máximo 03 vezes, com intervalos de 40 minutos entre os degelos.
2 - Unidade Condensadora:
Limpar a cada 30 dias ou no máximo em até 60 dias ; Desligue os djuntores, aplique o querosene com pincel ou escova e em seguida limpe com pano seco; quando necessário com jato de ar ou água; desligue os djuntores, aplique querosene com pincel e em seguida lave com água, cuidado para não danificar os aletados. Periodicamente verifique se não há obstrução do condensador como folhas, sacolas plásticas, papéis entre outros.
3 - Painéis/Portas Frigoríficas:
Os principais cuidados devem ser com a limpeza, sanitização e lubrificação de partes móveis
Limpeza: Limpar a cada 15 dias. Utilize apenas água morna e sabão neutro, aplicados apenas com pano limpo. Nunca utilize mangueiras e solventes na limpeza.
Sanitização: Deve ser efetuada a cada 15 dias , utilize água sanitária diluída em água e aplique com pano limpo e seco.
Lubrificação: As partes móveis da porta frigorífica devem ser lubrificadas com vaselina neutra a cada 30 dias ou conforme uso. Na gaxeta ( borracha ) da porta repita o mesmo processo a cada 30 dias, aplique uma fina camada de vaselina neutra recobrindo toda a superfície.
4 - Alguns outros cuidados:
Odor: Evite armazenar produtos destampados ou sem embalagem.
Porta aberta: Evite manter a porta aberta desnecessariamente, entre, feche a porta, execute o seu trabalho, saia e certifique-se que a porta esteja sempre bem fechada.
Temperatura do Produto: Nunca coloque produtos quentes dentro da Câmara, salvo em emm situações previamente estabelecidas no projeto.
Armazenagem do Produtos na Câmara: Mantenha espaços entre os produtos de cerca de 5 cm inclusive das paredes da Câmara mantendo uma boa circulação do ar gelado, mantendo os produtos condicionados na temperatura ideal, evitando a formação de condensação dos painéis modulares.
Câmara de Resfriamento: Produto a ser armazenado em temperatura ambiente
Câmara de Congelados: Produto deve já ser armazenado congelado
Câmara de Congelamento: Produto deve ser armazenado na temperatura denominada no projeto. OBS: Indicamos que apenas uma pessoa seja responsável pela operação e controle do bom uso Câmara, bem como pela limpeza e manutenção.
Quanto à manutenção corretiva a Tecnofreezer dispõe de técnicos capacitados para análise de defeitos e substituição de peças para manter o pleno funcionamento dos equipamentos de ar condicionado e refrigeração.
Contrato de Manutenção Preventiva: Entre em contato e conheça mais sobre essa opção.